A Cortiça nada mais é do que a casca do Sobreiro, árvore símbolo de Portugal. Sim, é o mesmo material das rolhas de vinho.
Você sabia que são necessários pelo menos 25 anos até que o tronco de um sobreiro comece a produzir cortiça? Depois do primeiro descortiçamento (retirada da casca), são necessários mais 09 anos para que o tronco se regenere e a retirada seja possível novamente. Bastante tempo, né?
Todo esse processo é milenar, sobretudo em Portugal, maior produtor e exportador. Lá a árvore é legalmente protegida desde a Idade Média e é considerada patrimônio nacional!
Após essa etapa inicial, são necessários mais 02 anos de “maturação” do material, para ele enfim ser comercializado como conhecemos. É após todo esse processo que importamos nossa cortiça de Portugal.
A cortiça é, portanto, um material renovável e amigável ao meio-ambiente, pois nenhuma árvore precisa ser cortada para a sua produção. E essa nem é a melhor parte!
Um estudo feito pela Universidade de Aveiro conclui que produtos produzidos a partir da cortiça portuguesa constituem reservatórios crescentes de carbono.
Isto é, a indústria corticeira “absorve” o pouco carbono que produz e também o carbono de outras indústrias. Daí decorre a pegada negativa de carbono da cortiça.
Além disso, a cortiça é impermeável, reciclável, resistente à abrasão (desgaste pelo atrito), retardadora de chamas e isolante acústico. Até a NASA tem aproveitado a leveza e capacidade de isolamento da cortiça, usando-a em seus ônibus espaciais.
No exterior, também vem sendo muito usada na construção civil, moda e decoração, por ser extremamente sustentável.
Todos os nossos mapas em cortiça possuem essas características e passam por esses processos. Muito valor agregado.
Inclusive, somos a primeira e única empresa do Brasil a criar e investir em mapas em cortiça, sabia? Temos muito orgulho disso!
O Sobreiro e a cortiça são incríveis! Esperamos que você também se inspire pelo melhor material do mundo e decore com funcionalidade, qualidade e significado.